Central de ajuda
Entrar
Entrar

Golpe do falso pagamento na Garantia da OLX

Se você está vendendo com Garantia da OLX pela primeira vez, recomendamos que você entenda como o processo funciona. Saiba mais nos artigos:

Como sei que vendi pela Garantia da OLX?

Sempre confira a aba “Minhas vendas” no menu da sua conta. Se não tiver nenhum registro da venda do produto que está anunciado, não continue a negociação.

Como sei que tenho um pagamento a receber?

Acesse sua Carteira OLX Pay e veja se o valor do produto está registrado no extrato.

Agora que entendeu melhor como funciona, temos algumas dicas para ficar alerta:

Recebi mensagens da OLX no chat cobrando taxas ou envio do produto:

A OLX não enviará mensagens pelo chat do seu anúncio. Se alguém entrou em contato com você se passando pela OLX, vamos te ensinar como saber se é real:

Pelo app:

Na conversa em questão do lado do nome da pessoa/conta, verifique se possui o ícone de “pessoinha” que dá acesso ao perfil.

Só de ter essa opção disponível você já sabe que se trata de um perfil comum e deve ficar alerta.

Recomendamos que interrompa a negociação, clique nas 3 bolinhas e denuncie!

Pelo site:

Logo abaixo do nome da pessoa/conta aparece o botão “Perfil”. Isso também significa que se trata de um perfil comum mesmo que tenha o selo de verificação.

Recomendamos que interrompa a negociação, clique nas 3 bolinhas e denuncie!

A pessoa pediu meu telefone / Me chamou direto no app de mensagem:

Nós recomendamos que mantenha sua negociação dentro da plataforma da OLX, pois é através dela que você consegue gerenciar sua venda e acompanhar todas as etapas até a liberação do saldo.

A pessoa pediu meu e-mail para finalizar a compra:

Como está descrito no artigo “O que acontece ao vender com Garantia da OLX”, não será solicitado que informe seu e-mail e nenhum outro dado pessoal, como foto de documentação, informações do cartão de crédito, etc.

Sempre confira quem está enviando o e-mail e suspeite comunicações com provedor @gmail.com ou semelhantes.

Recebi um e-mail / mensagem pedindo para enviar meu produto:

Caso tenha recebido um e-mail ou chat pedindo para enviar seu produto através de carros de aplicativos ou empresas de entrega, fique alerta!

Nós não enviamos e-mails cobrando o envio do produto. Você receberá apenas lembretes sobre o prazo de envio antes que a venda seja cancelada automaticamente.

Nós fornecemos entregas por diversas transportadoras e você pode conferir todas no artigo: Dúvidas sobre postagem e entrega

Confira a aba “Minhas vendas” no menu da sua conta se esta venda está de fato acontecendo através da Garantia da OLX.

Recebi um e-mail / mensagem cobrando taxa de liberação de pagamento:

A OLX cobra uma taxa por venda, mas essa cobrança é informada quando você cria o seu anúncio. Nós informamos quanto será descontado ou o total que você vai receber após o desconto. Essa taxa é cobrada para manter os serviços associados a Garantia da OLX, como entrega, opções de pagamento, etc.

Não enviamos nenhum tipo de e-mail ou mensagem pedindo pagamento de taxas para liberação do pagamento da sua venda. Afinal, se você está vendendo para fazer uma grana extra, não faz sentido ter que pagar para receber o valor.

Não pediremos nenhum pagamento via PIX em nome de pessoas comuns. Desconfie!

Se você suspeita que caiu em um golpe, entre em contato em Fale conosco com número do pedido, código do anúncio e prints o quanto antes.

Saiba mais no vídeo abaixo: