Central de ajuda

Quero alugar imóvel para temporada

A gente sabe que curtir bons momentos em um lugar diferente é sempre uma boa opção, por isso separamos algumas dicas para sua negociação!

Atenção: o prazo do contrato de aluguel para temporada não pode ultrapassar 90 dias. Nesse tipo de negociação é permitido ao locador cobrar antecipadamente o pagamento do aluguel e encargos. Porém, o Procon não aconselha que o seja pago o valor integral de forma antecipada.

  • Pesquise os valores na região, sejam de hotéis, pousadas ou outros imóveis. É importante ter uma noção da média de valores e prestar atenção a ofertas com preços muito abaixo do esperado.

  • Avalie todas as informações do anúncio com cuidado e dê preferência aos imóveis com informações mais completas, fotos reais e disponibilidade para visitas ao local.

  • Evite fazer depósitos antes de confirmar a existência e disponibilidade do imóvel e receber o contrato para locação com todas as informações e detalhes combinados.

  • Formalize um contrato para locação e não se esqueça de informar o tipo e número de cômodos, se possui garagem, entre outros detalhes. Se o imóvel for mobiliado, inclua no contrato a descrição da mobília, a relação de móveis e utensílios e o estado de conservação. O contrato deve possuir valores da locação, período, quantidade máxima de pessoas para o imóvel, além de dados dos responsáveis pela negociação, como RG e CPF.

  • Exija o recibo de todas as quantias pagas e detalhes do imóvel, é importante que o contrato de locação seja autenticado por ambas as partes e possua cláusulas que assegurem que nenhuma das partes seja prejudicada.

  • Desconfie de anúncios não realistas. Veja se as fotos estão de acordo com a descrição, dados informado e localização informada.

  • Prefira falar diretamente com a pessoa proprietária do imóvel e tire todas as dúvidas, antes de seguir com a locação.

  • Confirme a existência da casa e da locação. Ligue para o condomínio, busque outros imóveis na mesma região ou faça uma visita para. Verifique no mapa se as informações estão de acordo com o que foi dito.

  • Verifique se os dados do contrato conferem com os da pessoa proprietária do imóvel. Solicite uma cópia/foto da escritura/IPTU que auxilie na comprovação.

  • Se possível, faça uma vistoria no imóvel com o responsável do anúncio e/ou proprietário, listando toda a relação de móveis e utensílios. Ao fim da locação, faça nova vistoria.

Vale lembrar que aqui na OLX, nós conectamos pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida, mas não participamos ou interferimos de qualquer forma nas negociações.

Saiba mais no vídeo abaixo:

Para saber mais: Segurança

Esse artigo foi útil?