Central de ajuda
Início / Categorias / Destaques

Histórico Veicular

Saiba como contratar o Histórico Veicular e aumentar suas chances de venda

Agora os anúncios de veículos poderão oferecer o relatório de Histórico Veicular. É uma vantagem tanto para quem está vendendo quanto para quem está buscando um carro usado. Com todas as informações disponíveis no anúncio, facilita ainda mais na hora da negociação.
 

O que é o Histórico Veicular?

É um relatório com os dados históricos do veículo utilizado para auxiliar os consumidores a obterem informações atualizadas sobre os veículos usados e ajudá-los em sua decisão de compra potencial. O relatório de Histórico Veicular contém informações sobre características dos veículos, multas, licenciamento, IPVA, gravames, apontamentos jurídicos, comunicações de roubo e furto, bloqueios e muito mais.
 

O que você que está anunciando ou querendo comprar um veículo precisa saber:

  • Não é possível imprimir ou fazer download do histórico do veículo pesquisado.
  • Seus dados como: placa, Renavam e dados pessoais do proprietário  não são exibidos no relatório.

Onde as informações serão checadas para gerar o Histórico Veicular?

Os dados informados no relatório de Histórico Veicular fornecido pela OLX via parceria com a Ktool, são os disponibilizados pelas fontes oficiais, no caso os  Departamentos Estaduais de Trânsito- DETRANs e Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN - órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito, que tem autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro.
 

Quais as vantagens em usar o Histórico Veicular na negociação?

Para quem está vendendo: O relatório é uma ótima ferramenta para mostrar que carro está de acordo com o preço anunciado, além de trazer mais confiança para o comprador e facilitando sua negociação. E seu anúncio ainda terá uma diferenciação dos demais com o selo de “Verificado”, que proporciona muito mais visibilidade.

Para quem está comprando: Ao comprar um carro usado é muito importante confirmar dados e características do veículo, identificar se há alguma restrição ou impeditivo para fazer  o melhor negócio e o Histórico trará mais comodidade e segurança para fazer essa consulta.  

O Histórico Veicular informa o estado atual do carro?

Não. O relatório do Histórico Veicular traz as informações do veículo e dados sobre pendências e restrições registradas nos órgãos oficiais na última data disponível nos mesmos. Qualquer alteração realizada após a data informada e ainda não constante nos órgãos não é capturada neste relatório. A emissão do Histórico Veicular ocorre na data da inserção do anúncio.

Para avaliação do estado atual do carro recomenda-se realizar uma vistoria prévia e a vistoria cautelar.
 

Como adiciono o Histórico Veicular no meu anúncio?

Pelo site nou pelo aplicativo, na aba "Meus anúncios", basta seguir os passo:

  • Clicar em "Comprar";

  • Informar a placa e RENAVAM de seu veículo;
  • Clicar em "Comprar Histórico Veicular";

  • Escolher a forma de pagamento e pronto!   Se todos os dados foram preenchidos corretamente, seu Histórico será ativado automaticamente e seu anúncio receberá o selo de "Verificado".

Vale lembrar que você pode contrar pelo site ou aplicativo mas, por enquanto, o Histórico Veicular só estará disponível para visualização através do site.

Meu anúncio está na aba "Aguardando publicação" e o Histórico Veicular não aparece.

O Histórico Veicular só é vinculado ao seu anúncio quando estiver ativo. Desta forma, enquanto seu anúncio está no status "aguardando publicação", é possível contratar o Histórico mas ele não ficará disponível para visualização até a ativação do anúncio.

Caso o anúncio não seja ativado, você poderá solicitar o estorno entrando em contato com a gente.  

Porque meu anúncio está publicado, mas não tem o Histórico Veicular?

Caso tenha informado os números errados da placa ou RENAVAM durante a consulta, não será possível gerar o relatório de Histórico Veicular e ele não ficará disponível no anúncio publicado. Para solicitar o estorno basta entrar em contato com a gente.  

Os dados do meu carro serão exibidos no Histórico Veicular?

Não. Os dados como placa completa, RENAVAM, nome do proprietário e endereço não são exibidos em seu relatório de Histórico Veicular. As informações divulgadas são sobre as características dos veículos, multas, licenciamento, IPVA, gravames, apontamentos jurídicos, comunicações de roubo e furto, bloqueios, entre outras.
 

Não consigo imprimir ou baixar o Histórico Veicular?

O relatório de Histórico Veicular não está disponível para download ou impressão.
 

Eu informei a Placa e Renavam mas recebi mensagem de erro "não foi possível gerar o Histórico Veicular com os dados informados". O que aconteceu?

Esta mensagem aparece quando os dados informados para a consulta não foram localizados nos órgãos oficiais. Isso pode ocorrer quando as informações foram digitadas incorretamente, por exemplo.
 

Como excluir o Histórico Veicular do meu anúncio?

Para remover, basta acessar a aba “Meus anúncios” e clicar no ícone da lixeira, logo abaixo do seu anúncio.

O que é GRAVAME?

É um registro feito no Departamento Nacional de Trânsito que funciona como uma restrição de transferência. Ocorre quando um veículo é financiado  e não foi completamente quitado ou caso ele não esteja corretamente documentado. Vale lembrar que não impede a compra ou venda do veículo.  

O que significa "Permite"," Restrições" ou "Impeditivo" no Histórico Veicular?

São as sinalizações dos pontos de atenção, se existirem, do veículo checado. Quanto consta PERMITE, não há impeditivos para a negociação. Quando aparecem RESTRIÇÕES é necessário verificar o detalhe do relatório para verificar as pendências e entender como resolvê-las com o vendedor. Quando aparecer IMPEDITIVO significa que há restrições para negociação efetiva do carro, podendo impedir sua transferência, por exemplo.
 

O que é sinistro de pequena, média ou grande monta?

Os órgãos oficiais consultados não descrevem de forma precisa todas as ocorrências do veículo, muitas vezes retornando apenas o registro desta forma. A título de exemplo, entende-se um sinistro de pequena monta, algo não muito grave, que não tenha gerado tantos danos e um de grande monta, seria uma perda total.
 

A quilometragem apresentada é a atual do veículo?

A quilometragem informada no relatório de Histórico Veicular é a retornada pelo Departamento Nacional de Trânsito-DENATRAN, na data em que consta o último registro, podendo não ser exatamente a quilometragem atual do veículo, servindo portanto de referência para o consumidor.

Esse artigo foi útil?