Central de ajuda

Financiamento de imóveis - OLX + Bradesco

COMPRADOR:

1. Quais documentos terei que apresentar durante o processo de financiamento imobiliário?
Durante a simulação, você só precisa fornecer o seu número de CPF. Já na fase da proposta, devem ser apresentados os documentos do comprador,do vendedor e do imóvel a ser adquirido. Clique aqui para mais detalhes.

2. No financiamento imobiliário, posso quitar ou reduzir o valor do meu saldo devedor a qualquer momento?
Sim. Você pode quitar ou reduzir o saldo devedor a qualquer momento, desde que o valor seja superior a uma prestação. Busque a agência mais próxima para mais informações.

3. Quais são as condições básicas para contratar o crédito imobiliário?
Ser Correntista Bradesco (você pode abrir a conta durante o processo), maior de 18 anos ou emancipado, não possuir restrição de crédito, comprovar rendimentos suficientes para o financiamento e apresentar a documentação necessária.

4. Existe um valor mínimo do imóvel para financiamento?
Sim. Você pode financiar imóveis com valor a partir de R$ 87.500, desde que a prestação mensal seja de, no mínimo, R$ 200,00.

5. Tenho que estar com o nome limpo nos órgãos de crédito para fazer um financiamento habitacional?
Sim, é importante que não haja restrições vinculadas ao CPF dos compradores e vendedores do imóvel. Caso contrário o financiamento não é liberado. ​

6. Qual a diferença entre valor do imóvel, entrada, valor do financiamento e saldo devedor?
O valor do imóvel é aquele negociado no contrato de compra e venda ou informado na avaliação realizada pelo responsável do banco pela vistoria do imóvel.

Entrada é um percentual do valor do imóvel que será pago pelo comprador com recursos próprios e/ou com recursos de sua conta vinculada do FGTS. O valor referente ao Fundo de Garantia é disponibilizado ao vendedor pelo banco.

Valor do financiamento é a diferença entre o valor do imóvel e o da entrada. Ele é exatamente quanto o banco vai liberar para o vendedor pagar o imóvel.

Saldo devedor é tudo que você ainda tem a pagar referente ao seu contrato. Varia com tempo e a incidência das correções (juros, multas, indexadores etc.) Valor do imóvel = valor da entrada + valor do financiamento. Saldo devedor = [valor do financiamento + correções (juros e outras taxas referentes ao período)] – parcelas pagas.

7. Trabalhadores autônomos que não possuem comprovação de renda podem solicitar um empréstimo?
Sim. A agência vai analisar a movimentação em sua conta-corrente e fazer a avaliação do crédito.

8. É necessário avalista para financiar um imóvel?
Não, pois o próprio imóvel é dado como garantia.

9. Quais os indexadores de correção do crédito imobiliário?
Os financiamentos imobiliários são indexados pela TR (Taxa Referencial) e pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

10. O que é TR?
Taxa referencial (TR) é um índice de correção monetária aplicada para corrigir os valores de poupança, FGTS e financiamento imobiliário. ​

11. O que é IPCA?
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um índice mensal calculado pelo IBGE para mensurar a variação dos preços e serviços no comércio. Esse é o índice considerado oficial pelo Banco Central.

12. Onde posso consultar os indexadores TR e IPCA mensal?
A TR pode ser consultada no site do BACEN e o IPCA está disponível no portal do IBGE.

VENDEDOR:

1. De que forma o simulador de financiamento pode  impactar minha venda de  imóveis na OLX?
Com a ferramenta de  simulação, envio de proposta e documentação pela OLX e Bradesco, o comprador pode descobrir mais rapidamente se tem condições de fazer a compra e até enviar a proposta e documentação para o Bradesco. Com isso, esperamos gerar mais negócios para compradores e vendedores.

Esse artigo foi útil?